

A cadeira Indio da Costa ICZERO1 surge de uma reflexão atual. Nos últimos anos, bares, botequins, restaurantes e até residências foram invadidas por mobiliário de plástico injetado, de muito baixo custo, baixa qualidade e design questionável. Esse tipo de produto se tornou quase descartável, pois sua durabilidade e vida útil são muito reduzidas. Por ser tão barato, mais vale comprar uma nova, contribuindo assim para o desperdício de matéria-prima e incremento do lixo não degradável no meio ambiente.
A Cadeira ICZERO1 é uma releitura da cadeira de bar. Porém, trata-se de um produto de alta resistência, um bem durável com vida útil prolongada. Sua forma, portanto, é quase minimalista, atemporal, buscando a perenidade necessária para conviver durante anos em diversos ambientes, residenciais e comerciais.
É uma peça monobloco, feita de polipropileno de alta resistência reforçado com fibra de vidro e proteção ultravioleta. Produzida a partir de um molde único de termo-injeção. Cadeira é um dos temas preferidos pelo design. Por este motivo, inúmeros desenhos, formas, materiais e composições já foram esgotadamente testados no desenvolvimento de projetos de cadeiras, em geral.
Logo, o desafio principal observado durante o projeto de design da Cadeira ICZERO1 foi conceber uma cadeira de identidade singular, com uma constante e extrema preocupação aos detalhes (geometria, harmonia e coerência), tomando o melhor partido dentro das possibilidades que a opção construtiva da mistura de plástico reforçado permitisse.